Prefeito Josué Ramos recebe membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

12 de abril de 2018

A fim de se apresentarem e discutirem novas ações, os novos membros do CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), se reuniram na ultima sexta-feira (13), com o prefeito Josué Ramos em seu gabinete.

Criado pela Lei Municipal nº 348 de 25 de março de 2008, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente tem por objetivo à preservação e recuperação do meio ambiente no município de Vargem Grande Paulista, fornecendo os instrumentos legais e materiais para o controle de atividades poluidoras e a busca do equilibro entre a conservação da natureza e o processo de urbanização do espaço físico do território municipal, sempre com o escopo de atingir o desenvolvimento sustentável.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente é um órgão vinculado ao Poder Executivo, ao qual caberá promover a participação organizada da sociedade civil no processo de discussão, definição e aplicação da Política Ambiental, no âmbito do Sistema Municipal do Meio Ambiente.

Composto por 14 membros titulares e seus suplentes o COMDEMA tem a finalidade de: colaborar nos planos e programas de expansão e de desenvolvimento municipal, mediante recomendações e pareceres concernentes ao meio ambiente; estudar, definir e propor normas e procedimentos visando a proteção ambiental do município; promover e colaborar na execução de programas intersetoriais de proteção da flora, fauna e dos recursos naturais da cidade; fornecer subsídios técnicos para esclarecimentos relativos ao desenvolvimento do meio ambiente, à indústria, ao comércio, à agropecuária e à comunidade;  colaborar em campanhas educacionais e de conscientização relativas às questões ambientais; entre outros assuntos.

Participaram da reunião Marli Diogo e Silvano Tognocchi representantes do poder executivo, Ivair Monteiro representante dos produtores rurais e Samantha Bizoli representante das Associações de moradores de bairro, loteamentos e condomínios.

Ao encerrar a reunião o prefeito Josué Ramos citou a preocupação da administração com o meio ambiente e as ações que estão sendo executadas. “Ainda este ano teremos o 1º córrego 100% limpo de Vagem Grande Paulista. O córrego do centro que vai até o bairro São Judas está sendo todo recuperado, estamos também construindo na ETA (Estação de Tratamento de Água) no bairro Tijuco Preto o 1º parque ecológico, onde teremos 4 km de pista de caminhada. Estamos trabalhando muito a questão ambiental do município, vamos trabalhar em parceria, contem comigo”, finalizou o prefeito Josué Ramos.