Vargem Grande Paulista entra na Rota Ciclística Mata Atlântica – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Vargem Grande Paulista entra na Rota Ciclística Mata Atlântica

6 de junho de 2023

Os amantes do ciclismo poderão desfrutar de belas paisagens naturais e conhecer um pouco mais dos atrativos das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste (CONISUD). Foi criada a Rota Cicloturística Circuito Mata Atlântica, que conta com 350 km de trilha.

 

A iniciativa é do consórcio, por meio da Câmara Técnica de Turismo, que definiu o percurso passando pelas cidades de: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Ibiúna e Vargem Grande Paulista.

 

As equipes de turismo das cidades envolvidas foram capacitadas pela Rede Trilhas Brasil que orientou sobre a sinalização a ser instalada nas cidades com elementos da natureza. O treinamento foi realizado em Vargem Grande Paulista, no Sition.

 

O trecho de Vargem Grande Paulista conta com cerca de 25km, sendo 70% de mata atlântica. “Este percurso foi definido juntamente com grupos de ciclismo da nossa cidade e conta com lindas paisagens em meio a mata atlântica, além de trechos urbanizados para que os ciclistas possam conhecer a cidade e ter algum suporte técnico caso necessário”, explicou o secretário de Turismo José Roberto Cruz.

 

O percurso inicia na altura do km 39 e finaliza na Escola Agrícola, ambos divisa entre Vargem Grande Paulista e Cotia. O objetivo é conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo país. 

 

Segundo o diretor de Turismo Cleyton Vieira, o percurso pode ser feito por qualquer pessoa com uso de equipamentos de segurança como: capacete, luvas e roupas adequadas, repelente, além de água e alimentos leves para garantir a hidratação. “Para quem deseja fazer o percurso inteiro recomendo o mínimo de condicionamento físico e um planejamento de onde encontrar infraestrutura e suporte durante a rota de cicloturismo”, destacou.

Last modified: 6 de junho de 2023

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support