Projeto Cultura da Paz mobiliza Escolas Municipais de Vargem Grande Paulista – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Projeto Cultura da Paz mobiliza Escolas Municipais de Vargem Grande Paulista

26 de abril de 2023

A fim de disseminar ações de conscientização entre escola, família e sociedade, a Secretaria de Educação de Vargem Grande Paulista está desenvolvendo nas escolas da rede municipal, o projeto Cultura da Paz. A primeira ação foi realizada no último dia 20 e mobilizou todas as unidades de ensino com diversas atividades.

Poemas, músicas, muita leitura, mensagens, cartazes, jogral, rodas de conversa e um importante bate-papo com os pais marcaram o início do projeto Cultura da Paz. Algumas atividades tiveram a participação da Guarda Municipal, Polícia Militar e do prefeito Josué Ramos acompanhado da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Soeli Ramos.

“A Cultura pela paz na escola é um projeto que envolve a participação de toda comunidade escolar, a família e a sociedade. É mais uma ação que está sendo desenvolvida para reforçar a segurança nas nossas escolas e conscientizar todos sobre a importância da cultura da paz despertando atitudes de tolerância e respeito, e eliminando a violência no ambiente escolar”, destacou o Josué.

Todos os educadores e funcionários das escolas municipais também receberam das mãos da Secretária de Educação uma suculenta, que representa a força e resiliência. “Nossos alunos e educadores vieram às escolas com tranquilidade e segurança, por isso distribuímos esta planta como demonstração do valor que a equipe tem e como podem enfrentar os problemas da atualidade”, comentou Soeli.

Ao longo do ano letivo, toda equipe escolar estará engajada no projeto Cultura da Paz, que tem vários objetivos: pesquisar as causas que levam à violência dentro da escola; priorizar os conceitos de valores éticos e morais; promover a construção das relações interpessoais; praticar a escuta ativa; além de desenvolver ações transformadoras da realidade, acerca da situação vivenciada no dia a dia escolar, propondo à família, à comunidade escolar, e à sociedade uma nova visão frente à violência.

Last modified: 26 de abril de 2023