Alunos de Vargem Grande Paulista participam do Projeto PhotoTruck – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Alunos de Vargem Grande Paulista participam do Projeto PhotoTruck

13 de setembro de 2017

A cidade de Vargem Grande Paulista recebeu nos dias 11 e 12 de setembro, o Circuito PhotoTruck, um projeto itinerante da ONG ImageMagica que tem como objetivo estimular a reflexão e o olhar crítico de crianças e adolescentes por meio da fotografia. Participaram das oficinas 450 alunos, do 4º e 5º ano, das Escolas Municipais Joaquim Novaes, Benedito Rocha e Annita Carmelina de Moraes.

O projeto é uma parceria entre o Ministério da Cultura e Instituto CCR que estão levando o circuito PhotoTruck para várias cidades com o tema “Meu Brasil”. A proposta do tema é estimular os alunos a despertarem um olhar crítico sobre a diversidade da cultura brasileira e a refletirem sobre a relação com o mundo em que vivem por meio das fotografias e legendas produzidas por eles.

“Achei muito interessante as técnicas que eles passam e que podem melhorar a nossa foto. Para os alunos será ótimo o que viram nesta oficina, pois temos no planejamento da aula de artes a fotografia”, disse a professora Simone da Luz Camargo, a da E.M. Annita. Segundo ela, a maioria dos alunos não tem muito contato com a fotografia e a minoria que tem é por meio do celular.

Durante a oficina, os alunos assistem a um vídeo sobre a história da fotografia, sua evolução, conceitos e técnicas.  Em seguida eles aprendem, na prática e brincando, como as imagens são formadas; uma cabine fotográfica para criar autorretratos, além de transportar brinquedos educativos, como caleidoscópios e taumatrópios (ou pirulitos óticos).

“Despertamos nos alunos o olhar deles no lugar em que estão inseridos e ensinamos técnicas básicas num tempo curto com o tema proposto. O resultado está sendo bem legal, eles pensam e fazem uma reflexão para tirar a foto”, explicou a educadora do projeto Lais Taraia. O momento de maior desafio para os alunos, conforme relatou Lais, é ao fazer a legenda da foto, em que eles precisam expressar em palavras o que querem dizer.

O PhotoTruck foi feito sob medida em um caminhão para atividades educacionais da ImageMagica e a unidade móvel encanta as crianças e adultos. “Gostei bastante, melhor experiência que já tive na escola. Amo tirar fotos com câmera e celular de flores, comidas e minha, e gostei muito de aprender sobre o enquadramento”, comentou a aluna de 9 anos, Sara Domingues Teixeira.

Para o aluno Felipe Marinho Ribeiro, 9 anos, o aprendizado será para a vida toda. “Serviu para aprender um pouco mais na vida adulta a tirar foto e, agora, vou tirar foto bem melhor”. As fotos foram tiradas no entorno da escola  com o aplicativo de celular Camino, também desenvolvido com exclusividade pela ImageMagica. Para encerrar a oficina, as imagens produzidas são impressas e os alunos e professores se reúnem e se mobilizam para organizar uma grande exposição de lambe-lambes nos muros da escola.

Em 2016, o Instituto CCR ajudou a levar o PhotoTruck a 43 cidades pelo Brasil a fora, rodando mais de 10 mil km, o equivalente a uma distância entre São Paulo e Berlim. Foram mais de 7500 alunos e 450 educadores atendidos.

Last modified: 17 de novembro de 2020

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support