Zona Azul será implantada em Vargem Grande Paulista a partir do dia 3 de Abril – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Zona Azul será implantada em Vargem Grande Paulista a partir do dia 3 de Abril

9 de março de 2023

A partir do dia 3 de abril, a cidade de Vargem Grande Paulista terá o sistema de estacionamento rotativo tarifado de veículos em vias públicas, mais conhecido como Zona Azul. Serão 768 vagas de estacionamento divididas entre 24 ruas, a maioria na região central e com maior atividade comercial.

A Zona Azul funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. As ruas serão sinalizadas e os motoristas ao estacionar deverão adquirir o tíquete da Zona Azul para uma ou duas horas, nos pontos de vendas ou utilizando o aplicativo (APP) de celular Pandaparking.

A tarifa será de R$2,00 a hora e caso não seja paga, o veículo será notificado pelos fiscais. A regularização deverá ser feita até as 18h do dia seguinte, nos pontos de vendas ou no Departamento Municipal de Trânsito evitando autuação do veículo. O valor cobrado para regularização será o tempo compreendido entre o horário da notificação e o horário da regularização (sempre em horas cheias), multiplicado pelo valor da tarifa de uma hora.

Benefícios

A criação do estacionamento rotativo vem sendo discutida em Vargem Grande Paulista desde 2021, quando a Prefeitura realizou Audiência Pública para apresentação do novo sistema. “É muito comum e frequente observarmos pessoas deixando seus carros estacionados na região central e indo trabalhar fora da cidade, retornando somente no final do dia. A maior parte do nosso comércio e agências bancárias está justamente no centro, onde temos poucas vagas de estacionamento. Por isso a necessidade de criar a zona azul, que para alguns pode ser uma medida punitiva, mas que vem para organizar o fluxo de veículos na cidade e aumentar a oferta de vagas através da rotatividade”, explicou o prefeito Josué Ramos.

Segundo ele, Vargem Grande Paulista é o único município da região metropolitana que ainda não tem Zona Azul. “Esta é a forma que o governo municipal tem para otimizar melhor os espaços públicos, que são poucos, assim como fazem as demais cidades”.

O sistema de estacionamento rotativo, criado pela Lei Municipal n° 1073 de 2019, será gerenciado por empresa terceirizada que fará a arrecadação da receita e repassará o mínimo de 6% da receita bruta ao Fundo Municipal do Estacionamento Rotativo. Esse recurso deverá ser utilizado em serviços na área de engenharia, educação, fiscalização, segurança de trânsito, entre outros.

Confira AQUI (VGP LOGRADOUROS 01_03_2023_1) as vias que terão as vagas de Zona Azul.

Last modified: 9 de março de 2023