Vargem Grande Paulista ganha Projeto Guarda Mirim – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Vargem Grande Paulista ganha Projeto Guarda Mirim

29 de janeiro de 2020

Formar e profissionalizar jovens para um futuro mais promissor, esta é a principal proposta do projeto Guarda Mirim criado recentemente em Vargem Grande Paulista e que já conta com 38 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos. As aulas são ministradas por profissionais voluntários e os encontros acontecem aos sábados, das 8h às 11h.
Para dar as boas vindas aos participantes e apoio ao projeto, o prefeito Josué Ramos visitou a sede da JUCE (Juventude Cívica e Educacional), localizada no Centro da cidade, no último dia 25. “Este projeto é muito importante e tem total apoio da Prefeitura, pois a formação pré-militar certamente dará novas perspectivas à vida desses jovens. Falo isso por experiência própria, já que tive a oportunidade de servir no exército e esta experiência fez toda diferença na minha vida. Parabenizo pela iniciativa e aos pais por abraçarem o projeto”, disse o prefeito.

O projeto foi criado pelo bombeiro civil Johnny Viana Gomes, agora também capitão da Guarda Mirim, a partir do sonho de formar novos cidadãos com a disciplina e aprendizados do período militar. Destaque no desfile cívico-militar, o projeto também ficou conhecido pela apresentação feita ao público na data que marcou os 38 anos de Vargem Grande Paulista.O curso oferece uma preparação pré-militar de soldado Guarda Mirim e Bombeiro Mirim, com orientações sobre: respeito, disciplina, hierarquia que reforçam a importância de políticas públicas, contribuindo com o desenvolvimento e estimulando a autonomia das crianças e adolescentes. Além disso, aulas de primeiros socorros e noções de combate a incêndios são ministradas para os alunos.

“Nosso objetivo é fazer com que os alunos tenham uma visão diferente de sociedade, sempre proativos para ajudar o próximo”, completou a primeira tenente e coordenadora pedagógica, Thais Viggiano. O curso tem duração mínima de um ano, após esse período os jovens participam de uma formatura e, a partir de então, o aluno poderá subir de patente.

Para avaliar o aprendizado, o projeto Guarda Mirim de Vargem Grande Paulista realizará um acampamento anual, em que serão colocados em prática o conteúdo do curso com: simulações de primeiros socorros, ações cívicas e comportamento cidadão. No final, os alunos que atingirem os objetivos serão premiados. Em dezembro, os alunos receberão o certificado e a troca de patente em uma cerimônia aberta ao público.

Os idealizadores do projeto buscam a expansão para atingir mais crianças e adolescentes dentro do município, desta forma, no inicio do ano letivo eles visitarão a rede municipal de ensino para divulgar o trabalho. “Queremos preencher os alunos de coisas boas, dando uma oportunidade de aprendizado, formando grandes pessoas para o futuro”, reforçou Thais.

O projeto Guarda Mirim é totalmente gratuito e conta com doações para a continuidade das aulas que são ministradas na sede da Juventude Cívica Educacional, localizada na rua Onix, 63 – Centro, Vargem Grande Paulista. As inscrições são realizadas no local.