Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações preventivas de combate à Dengue em Vargem Grande Paulista – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

8 de fevereiro de 2024

As ações de combate à dengue, zica e chikungunya foram intensificadas em Vargem Grande Paulista. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma intensa agenda de palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e fez bloqueios em bairros com possíveis focos do mosquito aedes aegypti.

Com o aumento dos casos de dengue em todo o país, as ações preventivas se tornaram ainda mais necessárias, segundo a enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Kelly Oliveira. Juntamente com a médica veterinária do setor de Zoonoses Luana Marcico e agentes comunitários, elas visitaram vários bairros com denúncias de focos do mosquito.

“Estamos visitando esses locais e verificando se são criadouros positivos ou não, e quando necessário fazemos o bloqueio da área. Mas é muito importante que a população faça a sua parte e mantenha a residência e o quintal limpo, sempre eliminando os criadouros do mosquito que é a água parada. Esta é uma doença que afeta todos nós e precisa do cuidado coletivo”, alertou a veterinária.

Os moradores de Vargem Grande Paulista também estão sendo orientados quando passam pelas UBS’s e durante as ações preventivas nos bairros, para observarem sintomas como febre entre 2 a 7 dias, dores e manchas no corpo, dores nas articulações, dores atrás dos olhos, entre outros.

“Estamos explicando aos munícipes os principais cuidados que devemos ter para evitar focos do mosquito e também orientando para que abusem do repelente e fiquem atentos aos sintomas. A dengue pode matar, então fica este alerta à população para que procure o Pronto Atendimento ao apresentar qualquer um desses sintomas”, destacou Kelly.

Para denunciar possíveis focos do mosquito, basta ligar para a Ouvidoria da Saúde pelo telefone: 4158-8800 – ramal 225.

Last modified: 8 de fevereiro de 2024