Secretaria Municipal de Educação apresenta Programas Educacionais 2023 – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Secretaria Municipal de Educação apresenta Programas Educacionais 2023

6 de fevereiro de 2023

A cidade de Vargem Grande Paulista está inovando no sistema educacional municipal. No último dia 2, a Secretaria Municipal de Educação apresentou aos profissionais da rede municipal de ensino e autoridades os Programas Educacionais de 2023: Currículo Municipal, Avalia +, Educa +, Alfabetiza +, e Educnet VGP +.

O evento, realizado no Centro Mariapolis Ginetta, foi aberto pelo prefeito Josué Ramos e a secretária de Educação Soeli Ramos, que falaram da importância dos programas para alavancar a qualidade do ensino. “A educação de Vargem Grande Paulista é referência com o melhor IDEB da região, mas temos que melhorar cada vez mais. E cabe aos professores, que estão na linha de frente, colocar em prática tudo isso que está sendo construído. Vamos juntos construir uma educação diferenciada, pois os melhores profissionais nós já temos”.

Entre as novidades, os alunos dos primeiros anos da rede municipal terão apostilas próprias do município. “Estamos criando ferramentas para eliminar os índices de dificuldades dos alunos, focando na alfabetização e aprendizagens cognitivas. Para isso, nossa equipe elaborou um material próprio de Vargem Grande Paulista para os primeiros anos do ensino fundamental”, destacou Soeli.

Os Programas foram elaborados pela equipe da Secretaria de Educação após um diagnóstico da rede. “Chegamos à conclusão que temos algumas fragilidades e potencialidades a serem trabalhadas. Isso se deu através de avaliações que estamos aplicando dentro do nosso contexto, para diagnosticar o que acontece no ensino de Vargem Grande Paulista”, explicou a Gestora da Educação, Rosa Lirane.

Ela destacou, ainda, que tanto o diagnóstico quanto os resultados atingidos serão ferramentas de trabalho que ajudarão a implementar políticas públicas para melhorar a qualidade do ensino.

Conheça cada um dos Programas:

AVALIA+ Programa com o objetivo de compor e recompor as aprendizagens realizadas a partir do diagnóstico do nível de aprendizagem do aluno.

EDUCA+ Programa cujo objetivo é melhorar o desempenho escolar do aluno reduzindo defasagens das aprendizagens cognitivas e competências sócioemocionais.

ALFABETIZA+ O programa tem como objetivo aperfeiçoar o processo de alfabetização, elevar a qualidade do ensino e aprendizagem assegurando o direito a todos os alunos à alfabetização.

EDUCANET VGP+ O programa visa conectar a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e unidades escolares para agilizar as demandas escolares, ou seja, facilitando a comunicação, fluxo de informações, desburocratizar e agilizar as tomadas de decisões.

CURRÍCULO MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE PAULISTA é um documento referência, aplicado à educação escolar e tem como objetivo melhorar a qualidade da Educação Básica através de diretrizes para a aprendizagem dos estudantes.

Last modified: 6 de fevereiro de 2023