II Conferência da Assistência Social discute garantia de direitos no fortalecimento do SUAS – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

24 de julho de 2017

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu no dia 28 de julho, a II Conferência da Assistência Social que teve como tema principal a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” (Sistema Único da Assistência Social). O evento reuniu no Centro de Convivência do Idoso, mais de 200 representantes de entidades socioassistenciais, servidores públicos e usuários dos serviços.

“Esta Conferência é a oportunidade dos nossos cidadãos manifestarem suas necessidades e fazer propostas de melhorias. Este é o valor da verdadeira democracia e queremos ouvir a opinião da sociedade para que possamos direcionar da melhor maneira os recursos públicos e as ações que serão realizadas nos próximos anos”, disse a secretária de Assistência Social, Soeli Ramos, ao abrir a Conferência ao lado do prefeito Josué Ramos.

Na oportunidade, a presidente do CMAS Silvia Regina de Brito Silveira apresentou a estrutura e serviços oferecidos pelo SUAS no município, como as redes de proteção básica e proteção especial. Entre os serviços oferecidos à população, está o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que está sendo implementando pela atual administração e já conta com uma equipe para atender casos de média complexidade como: maus tratos, violência, abusos, negligência, etc.

Para falar sobre o tema principal da Conferência, foi convidada a Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Gracielle Feitosa de Loiola Cardoso, que também explanou e orientou os participantes sobre os quatro eixos da Conferência . Jovens do Projeto Social JM também fizeram apresentações de música sobre o tema da Conferência deixando todos os participantes encantados.

Durante o evento, as metas estabelecidas na primeira Conferência, em 2015, também foram revistas a fim de verificar quais propostas não puderam ser cumpridas e que podem ser submetidas para o próximo plano de 2018/2019.

O prefeito Josué Ramos destacou a importância da Assistência Social oferecer apoio temporário e não vitalício. “Temos que fazer a política inversa, a política tem que ser de geração de renda, de geração de condições de trabalho, de qualificação profissional, a geração de empregos para que a procura pela assistência social seja a última opção. No momento que a pessoa tem a oportunidade de pescar e não simplesmente ganhar o peixe estaremos fazendo o verdadeiro trabalho da assistência social”.

Sobre as propostas feitas na última Conferência e que não foram cumpridas, Josué informou que tem dado atenção especial para atender demandas, entre elas a proteção aos moradores de rua que estão sendo encaminhados para entidades, e a criação da Casa de Abrigo para atendimento e proteção de mulheres em situação de risco. “Como prefeito participo do CIOESP (Conselho de Prefeitos da Região Oeste SP), em que deliberamos na última reunião a criação da Casa de Apoio às Mulheres em situação de risco para atender toda região oeste”.