Escola Móvel do SAMPAPÃO inicia cursos gratuitos de panificação e confeitaria em Vargem Grande Paulista – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

31 de maio de 2017

Vargem Grande Paulista está recebendo a Escola Móvel do SAMPAPÃO, com cerca de 20 cursos gratuitos de panificação e confeitaria que iniciaram hoje (31) e se estenderão até o dia 6 de julho. As aulas, teórica e prática, são ministradas dentro da unidade que está estacionada na Secretaria de Assistência Social (Rua Benedito A. de Oliveira, 13 – Centro).

Podem participar dos cursos profissionais da área, autônomos e domésticos que desejam reciclar seus conhecimentos e aprender novas técnicas. Os cursos serão realizados nos períodos da manhã e tarde, e as inscrições podem ser feitas no local com uma hora de antecedência, por ordem de chegada, com vagas limitadas. Serão distribuídas 25 senhas às 8 horas para os cursos da manhã e mais 25 às 13 horas para os cursos da tarde.

O primeiro dia de aula foi prestigiado pelo prefeito Josué Ramos, a secretária de Assistência Social Soeli Ramos, o secretário de Indústria e Comércio Alexandre Gonçalves, o secretário de Gestão Administrativa Danilo Ramos, o vice-presidente do SAMPAPÃO Rui Gonçalves e os vereadores Djalma, Lucimar, Marcelinho, Marcelo Lenha, Mauro e Ferrugem.

“São cursos que irão possibilitar novas oportunidades de emprego, pois o certificado do Sindicato dos Panificadores tem muito peso, tanto que as panificadoras dão prioridade para quem tem os cursos do Sindicato. Por isso agradecemos o Sindipan, que é responsável em trazer o Sampapão, e que possibilite novos cursos no decorrer dos próximos anos também”, disse o prefeito ao dar as boas vindas aos alunos.

Segundo o vice-presidente do SAMPAPÃO, Vargem Grande Paulista é a primeira cidade de São Paulo a receber a Escola Móvel que tem como objetivo contribuir com o setor de panificação na qualificação da mão-de-obra, melhoria do faturamento e resultados das empresas que mais necessitam. “As pessoas podem fazer vários cursos, pois o importante é fazer com que tenham mais uma profissão, mais uma opção de trabalho. Para aqueles que já trabalham na área, o objetivo é fazer com que as padarias melhorem no atendimento, no produto que vendem e se profissionalizem. Panificação é um ótimo ramo, é o primeiro alimento de todo mundo, todos gostam de pão”.

Para o morador do bairro Jardim Europa, Wiliam Pereira de Freitas, 20 anos, que participou do curso “técnicas para melhorias do pão francês”, está será uma oportunidade para conquistar melhorias em sua profissão. “Sou garçom numa padaria e gosto muito de culinária, gostei muito do curso e já quero fazer outros. Achei muito interessante e poderá mudar minha vida daqui pra frente”, afirmou o jovem.

Dirce Cardoso Mariano, 61 anos, moradora do Ruth Maria, também participou da primeira aula em busca de novas técnicas. “Eu faço pães caseiros e salgados para vender. Gostei muito da aula, de aprender a fazer a massa do pão e já estou interessada nos cursos de salgados, confeitaria e pão doce, pois quero aperfeiçoar minha massa”.

Escola Móvel

A Escola Móvel, montada sobre o chassi de uma carreta tem 15 metros de comprimento por 2,60m de largura, conta com uma sala de avanço medindo 8,57m de comprimento por 2,35m de largura. No total são 60m² com equipamentos como: fogão industrial; forno de microondas; resfriadora/dosadora; batedeira industrial; fatiadora e masseira industrial; forno de lastro; modeladora; divisora; cilindro; câmara de fermentação controlada; balanças; entre outros itens.

O espaço tem capacidade para funcionar como padaria e confeitaria, para que sejam ministradas aulas práticas e teóricas de todos os produtos do setor. Os cursos são ministrados por profissionais de alimentos, nutricionistas e técnicos em panificação