Biometria para médicos é obrigatória em Vargem Grande Paulista desde janeiro de 2017 – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

17 de julho de 2017

Assim como muitas cidades do país, Vargem Grande Paulista também sofria com a falta de atendimento médico ou com médicos que não cumpriam a carga horária obrigatória. Assim que assumiu a gestão municipal em janeiro deste ano, o prefeito Josué Ramos determinou por meio do Decreto n0__, a obrigatoriedade da biometria para todos os médicos que prestam serviço no município.

A medida antecipa a decisão do Ministério da Saúde que anunciou este mês a intenção em adotar o sistema de biometria em todas as unidades do SUS e estabelecer metas de desempenho para que as prefeituras possam fiscalizar o trabalho dos médicos.

Segundo o prefeito de Vargem Grande Paulista, a biometria trouxe vários benefícios para a administração e população. “Tivemos uma redução na folha de pagamento em mais de 250 mil reais mês e ampliamos o atendimento das especialidades médicas”, destacou Josué.

Em dezembro de 2016, o município realizou 2.795 mil consultas médicas nas unidades de saúde e especialidades médicas. Em junho deste ano, seis meses após a instalação da biometria, o número de consultas aumentou para 7.000 mil.

A fila de espera por consultas médicas em dezembro também era alta, cerca de mil pacientes em cada uma das 8 unidades de saúde do município. Hoje, apenas 2 unidades ainda têm fila expressiva de espera.

Para ampliar o atendimento, a prefeitura também reforçou o quadro de profissionais com a contratação de mais 7 médicos e 7 técnicos de enfermagem. “Pagamos atualmente em torno de 3,7 mil horas médicas, ou seja 22% a menos, isso sem contar os descontos por atraso ou baixa produção. Estamos fiscalizando de perto o trabalho dos profissionais da saúde e com essas ações conseguimos uma aumento de 68% na produção. Nosso maior problema hoje é a falta sala para atendimento dos profissionais”, destacou o secretário de Saúde, dr. João de Deus Jr.

Aqui Tem Mais Saúde

Além da economia aos cofres públicos e de triplicar os atendimentos na área da saúde, o governo municipal criou o Programa “Aqui Tem Mais Saúde” que terceiriza o serviço de especialidades médicas e exames laboratoriais.

“Com este programa conseguimos ampliar de 12 para 30 as especialidades médicas oferecidas no município o que deverá aumentará em mais 5 mil consultas mês. Nosso objetivo com este programa é zerar a fila de espera em consultas e exames”, informou o prefeito Josué Ramos.