Previna-se contra o câncer de mama e de colo uterino – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Previna-se contra o câncer de mama e de colo uterino

5 de setembro de 2016

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Vargem Grande Paulista aderiram mais uma vez ao combate ao câncer de mama e principalmente ao câncer de colo uterino. A Campanha Outubro Rosa deste ano será iniciada previamente a partir de 5 de setembro e irá até 21 de outubro.

Neste período será oferecida em todas as unidades a coleta de papanicolaou em mulheres que já iniciaram a vida sexual e mulheres acima dos 40 anos que também deverão estar com a mamografia atualizada para a realização da ultrassonografia. O público feminino dentro dessa faixa etária que ainda não fez mamografia ou já fizeram há mais de um ano, deverão solicitar a guia de mamografia nas unidades de saúde da atenção básica.

A coleta do papanicolaou é um exame rápido, em que o principal objetivo é rastrear o vírus HPV. Esse vírus é transmitido pela relação sexual podendo provocar o câncer do colo do útero. Para prevenir o câncer é recomendado que as mulheres façam o exame de papanicolaou anualmente.

A Campanha do Outubro Rosa visa chamar atenção diretamente para a realidade atual do câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce e a luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. O importante, na realidade, é focar este assunto durante os 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde convida todas as mulheres a procurarem a Unidade de Atenção Básica mais próxima de sua residência para participarem da Campanha Outubro Rosa! Lembrando que os exames serão previamente agendados.