Vargem Grande Paulista recebe homenagem do Exército Brasileiro em blindado Guarani – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

1 de dezembro de 2023

Uma homenagem especial marcou as comemorações dos 42 anos de Vargem Grande Paulista, no dia 27 de novembro. O 4° Batalhão de Infantaria Mecanizado (4°Bimec) do Exército Brasileiro batizou com o nome da cidade um de seus blindados VBTP-SR Guarani, um veículo anfíbio de alta tecnologia e poder de fogo.

A cerimônia de batismo aconteceu durante o Desfile Cívico Militar, que contou com a presença do prefeito Josué Ramos e do tenente coronel William Ochsendorf e Souza, comandante do 4°Bimec. O prefeito Josué Ramos, que já serviu no antigo 4°Bimec e dirigiu um blindado semelhante, agradeceu a honra e o reconhecimento do Exército Brasileiro.

“É um momento de muito orgulho para mim e para toda a população de Vargem Grande Paulista, que tem uma forte ligação com o 4°Bimec desde os tempos de Raposo Tavares. Essa homenagem fortalece ainda mais os laços entre o município e o Exército”, destacou.

Segundo o tenente coronel Ochsendorf, o blindado Guarani é um projeto estratégico que contribui para o desenvolvimento da sociedade brasileira, tanto na parte econômica quanto na ciência e tecnologia. “Trazemos esse blindado, que foi concebido segundo os requisitos operacionais da força terrestre, mas que trouxe tecnologia que não existia no país. Nesse dia em que comemoramos o aniversário do município de Vargem Grande Paulista, fazemos uma homenagem ao município com o nome dessa viatura”, disse.

O comandante do 4°Bimec também revelou que há uma possibilidade de realizar exercícios militares com o emprego da tropa e do blindado na região. “Temos conversado com o prefeito sobre essa ideia, que será muito boa tanto para nós que necessitamos de uma área como também para o município”, afirmou.

O blindado VBTP-SR Guarani tem mobilidade que alcança até 95km/h na estrada e 9 km/h na água, proteção blindada e antiminas, ação de choque, proteção e poder de fogo, amplo e flexível sistema de comunicação, canhão 30mm, sensor de detecção laser, câmera diurna e termal.

Last modified: 1 de dezembro de 2023