Vargem Grande Paulista recebe homenagem do Exército Brasileiro em blindado Guarani – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Vargem Grande Paulista recebe homenagem do Exército Brasileiro em blindado Guarani

1 de dezembro de 2023

Uma homenagem especial marcou as comemorações dos 42 anos de Vargem Grande Paulista, no dia 27 de novembro. O 4° Batalhão de Infantaria Mecanizado (4°Bimec) do Exército Brasileiro batizou com o nome da cidade um de seus blindados VBTP-SR Guarani, um veículo anfíbio de alta tecnologia e poder de fogo.

A cerimônia de batismo aconteceu durante o Desfile Cívico Militar, que contou com a presença do prefeito Josué Ramos e do tenente coronel William Ochsendorf e Souza, comandante do 4°Bimec. O prefeito Josué Ramos, que já serviu no antigo 4°Bimec e dirigiu um blindado semelhante, agradeceu a honra e o reconhecimento do Exército Brasileiro.

“É um momento de muito orgulho para mim e para toda a população de Vargem Grande Paulista, que tem uma forte ligação com o 4°Bimec desde os tempos de Raposo Tavares. Essa homenagem fortalece ainda mais os laços entre o município e o Exército”, destacou.

Segundo o tenente coronel Ochsendorf, o blindado Guarani é um projeto estratégico que contribui para o desenvolvimento da sociedade brasileira, tanto na parte econômica quanto na ciência e tecnologia. “Trazemos esse blindado, que foi concebido segundo os requisitos operacionais da força terrestre, mas que trouxe tecnologia que não existia no país. Nesse dia em que comemoramos o aniversário do município de Vargem Grande Paulista, fazemos uma homenagem ao município com o nome dessa viatura”, disse.

O comandante do 4°Bimec também revelou que há uma possibilidade de realizar exercícios militares com o emprego da tropa e do blindado na região. “Temos conversado com o prefeito sobre essa ideia, que será muito boa tanto para nós que necessitamos de uma área como também para o município”, afirmou.

O blindado VBTP-SR Guarani tem mobilidade que alcança até 95km/h na estrada e 9 km/h na água, proteção blindada e antiminas, ação de choque, proteção e poder de fogo, amplo e flexível sistema de comunicação, canhão 30mm, sensor de detecção laser, câmera diurna e termal.

Last modified: 1 de dezembro de 2023

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support