UBS Tijuco Preto se destaca na Campanha Fique Sabendo e nas ações de controle da tuberculose – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

17 de fevereiro de 2023

A equipe da UBS Tijuco Preto, em Vargem Grande Paulista, foi destaque na Campanha Fique Sabendo e nas ações de controle da tuberculose, com maior quantidade de testes e adesão de toda equipe composta por: agentes comunitários, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo etc.

As ações foram realizadas no mês de dezembro, quando a unidade fez uma intensa busca ativa para conscientizar a população sobre a importância da testagem e do diagnóstico precoce.

“A UBS Tijuco Preto aproveitou a Campanha Fique Sabendo para também fazer coletas de escarro para tuberculose. A participação da equipe e a busca ativa realizada foram ótimas, com o maior número de testes que possibilitou novos diagnósticos de HIV e Hepatite”, comentou o secretário de Saúde, Caio Dolfini.

Segundo ele, somente durante a campanha foram realizados mais de 180 exames e mais de 65 coletas de escarro (BK) pela UBS Tijuco Preto. “Quero parabenizar toda equipe, que atingiu a meta em apenas um mês, pois 65 BK representam mais de 10% da obrigatoriedade exigida pelo Governo do Estado, que é de 1% do número de habitantes. Este ótimo resultado incentiva ainda mais nossos profissionais a fazerem mais para garantir um tratamento de qualidade”, destacou Caio.

A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é descentralizar o atendimento de alguns pacientes para as UBS’s, para que as equipes possam disseminar as informações de prevenção, fazer o acolhimento e orientação.

Last modified: 17 de fevereiro de 2023