Prefeitura realiza Audiência Pública para apresentação do sistema Zona Azul no centro de Vargem Grande Paulista – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Prefeitura realiza Audiência Pública para apresentação do sistema Zona Azul no centro de Vargem Grande Paulista

30 de agosto de 2021

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista está implantando na região central da cidade, o sistema de estacionamento rotativo. Popularmente conhecido como Zona Azul, o novo sistema foi apresentado à população durante Audiência Pública realizada no último dia 25, na Câmara Municipal, onde o prefeito Josué Ramos falou sobre o déficit de vagas e a crescente demanda por estacionamentos.

“É muito comum e frequente observarmos pessoas deixando seus carros estacionados na região central e indo trabalhar fora da cidade, retornando somente no final do dia. A maior parte do nosso comércio e agências bancárias está justamente no centro, onde temos poucas vagas de estacionamento. Por isso a necessidade de criar a zona azul, que para alguns pode ser uma medida punitiva, mas que vem para organizar o fluxo de veículos na cidade e aumentar a oferta de vagas através da rotatividade”, explicou o prefeito.

Segundo Josué, Vargem Grande Paulista é o único município da região metropolitana que ainda não tem Zona Azul. “Esta é a forma que o governo municipal tem para otimizar melhor os espaços públicos, que são poucos, assim como fazem as demais cidades”.

O sistema de estacionamento rotativo foi criado pela Lei Municipal n° 1073 de 2019, e será gerenciado por empresa terceirizada que ainda será contratada por meio de processo licitatório, com a concessão do serviço por 10 anos.

Inicialmente serão 873 vagas, distribuídas emntre 24 Ruas e Avenidas devidamente sinalizadas – que terão o serviço Zona Azul disponível de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. O valor da taxa será estabelecido após o processo licitatório, assim como tempo de carência e a duração do estacionamento.

De acordo com o projeto, apresentado durante a Audiência Pública pelo procurador Geral do Município Douglas Bigarelli, a concessionária fará a arrecadação da receita por meio da venda de cartão Zona Azul ou por meio eletrônico, e repassará ao Fundo Municipal do Estacionamento Rotativo o mínimo de 6% da receita bruta. Esse recurso deverá ser utilizado em serviços na área de engenharia, educação, fiscalização, segurança de trânsito, entre outros.

Last modified: 30 de agosto de 2021

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support