Prefeito de Vargem Grande Paulista e presidente do Tribunal de Justiça inauguram novas instalações do Fórum – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

1 de dezembro de 2017

O projeto do Fórum e a localização do prédio foram escolhidos e aprovados pelo Tribunal de Justiça

Na manhã de hoje (29), o prefeito de Vargem Grande Paulista Josué Ramos inaugurou ao lado do presidente do Tribunal de Justiça Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, as novas instalações do Fórum e Anexo do Juizado Cível (pequenas causas), na Avenida Miranda – nº25 (Condomínio Empresarial Pólo 40).

A solenidade contou, ainda, com a presença da juíza e diretora do Fórum Mariah Calixto Sampaio Marchetti, da promotora Taciana Trevisoli Panagio Gil, do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Vargem Grande Paulista Tuca Miramontes, dos vereadores Djalma, Ney e Lucimar, entre outras autoridades.

“Agradeço esta parceria importante que tem sido desenvolvida com o executivo, judiciário e ministério público. É importantíssimo que tenhamos esses espaços da cidadania que são nossos fóruns em condições de bem atender a população e, hoje, estamos vendo aqui um espaço magnífico, onde vejo o brilho nos olhos dos nossos funcionários, advogados e de todos que vão utilizar este espaço”, disse o presidente do TJ.

Ele destacou a importância de boas instalações, mas principalmente de um bom atendimento. “Muitas vezes o aporte financeiro que recebemos não é suficiente para atender da maneira mais adequada nossa sociedade. E é ai que o desempenho pessoal dos nossos juízes e servidores faz a diferença. Isso fez a diferença em Vargem Grande Paulista há muito tempo, pegamos as instalações do Foro Distrital, depois transformada em Comarca e nem sempre as condições foram ideais. E hoje estamos aqui vendo um espaço bonito, agradável, onde podemos receber os usuários do sistema de justiça”.

Já o prefeito enfatizou os benefícios que a população terá com a Comarca e aproveitou para pedir novos serviços. “A cidade agradece pela instalação do Juizado Especial Cível que irá trazer mais celeridade à justiça e vai ajudar principalmente aqueles que mais necessitam, que poderão ser recebidos com mais dignidade. Agradeço também por nossa cidade se tornar uma Comarca e com isso teremos outras prioridades como já pensarmos em trazer o cartório de registro de imóveis. Até então todos os imóveis do nosso município são registrados em Cotia”.

Acessibilidade

O novo Fórum foi construído numa área de 2.500m2 dentro do condomínio empresarial Pólo 40, em localização de fácil acesso à beira da Rodovia Raposo Tavares, e com 1.200 m2 de área construída. O prédio conta com sala de tribunal para a realização de júri (que até então eram realizados no plenário da Câmara Municipal), salas para o Ministério Público, OAB, Cartório, Juízes, entre outros, além de dois estacionamentos para funcionários e público.

Segundo a juíza e diretora do Fórum, as novas instalações permitirão um atendimento mais digno e acessibilidade a funcionários e usuários. “Finalmente teremos nosso salão do júri para a realização dos plenários, temos a segurança nas instalações, a tão estimada acessibilidade para atender a todos como devem ser atendidos. Sabemos que no prédio anterior tínhamos situações adaptadas. Integramos a execução fiscal, setor técnico e de conciliação que antes ficavam em prédios separados. E já temos espaço para a instalação de uma segunda vara”, informou.

O Fórum ganhou, ainda, o anexo do Juizado Especial Cível que também representa um grande avanço para o município. “Por meio dele poderemos tornar o judiciário mais próximo das demandas que tem maior importância, porque ampliaremos o acesso à justiça e permitiremos a proteção ao consumidor”, afirmou a juiza.