Desembargador do Tribunal de Justiça faz palestra sobre drogas em Vargem Grande Paulista – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

18 de setembro de 2017

Dando continuidade à Campanha Municipal Contra as Drogas #InclusiveEu, o Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (FDDCA) de Vargem Grande Paulista promoveu no dia 15 de setembro, a palestra com o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Antonio Carlos Malheiros, com o tema “Drogas lícitas ou não, com abordagem no Estatuto da Criança e Adolescente”.

O evento reuniu no plenário da Câmara Municipal, o prefeito Josué Ramos, o presidente da Câmara Djalma, o vereador Marcelinho, a coordenadora do FDDCA Ivanete de Lima Souza, além de Secretários Municipais, Diretores das Escolas, grêmios estudantis e representantes da sociedade civil.

Em sua palestra, o desembargador relatou sua experiência e luta para tirar das ruas jovens perdidos no caminho das drogas. Carismático e de personalidade marcante, Malheiros atraiu a atenção de todos por quase duas horas. Segundo ele, durante seu trabalho com os usuários de drogas conseguiu levar para as ruas de São Paulo, na conhecida Cracolândia, diversos profissionais do judiciário como: juízes da infância e juventude, promotores, assistentes sociais, defensores públicos, psicólogos, pediatras, etc.

“Eu já era desembargador e pensei: poderei dar mais assistência para essas crianças com a ajuda desses profissionais”, lembrou o desembargador, que por diversas vezes pensou em desistir. Malheiros passou por muitas experiências de voluntariado nas ruas, favelas, prisões e hospitais. Deu aulas de reforço escolar, contou histórias a internados, escutou o drama de viciados em drogas e deu plantões na Praça da Sé.

Hoje é Coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o cargo mais alto que podia chegar em sua carreira, e ainda vai pessoalmente à Cracolândia conversar com os viciados. “Às vezes me frustro, tenho de vencer o asco, mas continuo me perguntando todos os dias o que posso fazer pelos outros”, afirmou. Segundo ele, é preciso um trabalho em rede com a participação de todos os segmentos da sociedade para resgatar crianças e adolescentes. “Salvar uma pessoa, salvamos uma humanidade inteira”, finalizou.

Na oportunidade, o prefeito Josué Ramos convidou o desembargador para a segunda Campanha Municipal Contra as Drogas, que será realizada ano que vem, e falou das ações que são desenvolvidas com os alunos da rede municipal. Ele destacou, ainda, a importância de desenvolver um trabalho preventivo com jovens a partir de 12 anos, de se cumprir a Lei do Jovem Aprendiz e envolver mais a participação da família.

“Precisamos nos preocupar com a formação profissional, qualificação, geração de emprego e renda, etc. E não apenas o poder público, mas empresários e sociedade civil têm que se unir para não deixar nenhuma porta aberta às drogas. E o programa Jovem Aprendiz vem ao encontro de oferecer ao jovem novas oportunidades”, enfatizou o prefeito.