Projeto AGITA VGP SAÚDE leva mais qualidade de vida aos moradores de Vargem Grande Paulista – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

19 de julho de 2022

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista criou o projeto Agita Saúde VGP, uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, para levar mais qualidade de vida à população. O programa de exercícios físicos monitorados está sendo oferecido a grupos especiais de hipertensos, diabéticos e obesos nas Unidades Básicas de Saúde.

O objetivo do projeto é prevenir e controlar por meio da atividade física regular, doenças como: diabetes, hipertensão, obesidade e problemas osteomusculares e cardíacos. O público alvo são os pacientes atendidos nas UBS’s, que ao passar em consulta são encaminhados, quando necessário, ao professor de educação física que realiza a atividade mais adequada.

O Agita Saúde VGP já foi implementado nas UBS’s dos bairros Jardim Margarida, São Judas e Parque do Agreste, com atividades semanais de 60 minutos. “Os profissionais do nosso Departamento de Esportes estão acompanhando os pacientes nas atividades físicas, entre elas: caminhada, alongamento, ginástica e muitos outros exercícios aeróbicos e de fortalecimento. A assiduidade dos munícipes que estão participando tem demonstrado a aprovação do projeto e o principal, mais saúde”, destacou a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Soeli Ramos.

Segundo o secretário Adjunto de Esportes, Aquiles Santana, a proposta é levar o Agita Saúde VGP a todas Unidades de Saúde de Vargem Grande Paulista. “O Departamento de Esportes está acompanhando os pacientes nas atividades físicas e monitorando por gráficos a melhora da saúde dos pacientes juntamente com a UBS. Isso demonstra os resultados positivos do projeto, que logo se estenderá aos outros bairros”.

Last modified: 19 de julho de 2022