Vargem Grande Paulista participa do 5° Encontro Regional de Políticas para Mulheres – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

2 de setembro de 2022

As mulheres vítimas de violência doméstica contam com mais um equipamento de acolhimento e proteção, a Casa Abrigo CIOESTE, que foi tema do 5° Encontro Regional de Políticas Para Mulheres. O evento, realizado no último dia 31, em Santana de Parnaíba, pelo Grupo de Trabalho (GT) de Gênero do CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), reuniu profissionais dos municípios que compõem o Consórcio, entre eles Vargem Grande Paulista que participou com representantes da saúde, assistência social, educação, segurança etc.

“A Casa Abrigo Cioeste foi uma grande conquista para nossa região, pois dará um importante amparo a essas mulheres e seus filhos que estão em risco iminente de morte, e precisam de acolhimento. Agora, as mulheres de Vargem Grande Paulista nesta situação também serão atendidas neste espaço, que é sigiloso e seguro”, comentou a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Vargem Grande Paulista, Soeli Ramos.

Durante o encontro, integrantes do GT de Gênero apresentaram a importância do trabalho da Casa Abrigo CIOESTE e o fluxo de atendimento para atender as mulheres que sofrem violência doméstica dos municípios. Técnicos e agentes públicos presentes também foram capacitados para o correto acolhimento e encaminhamento das vítimas à Casa Abrigo.

A Casa Abrigo

A Casa Abrigo CIOESTE iniciou suas atividades em 2019 e é administrada pela Associação Fala Mulher com sob supervisão de uma Comissão de Monitoramento e Avaliação. O objetivo é acolher mulheres vítimas de violência doméstica, acompanhadas ou não de seus filhos (0 a 17 anos e 11 meses) e garantir proteção integral e condições para o fortalecimento de sua autonomia pessoal, social e autoestima.

Com funcionamento 24 horas, o espaço oferece: moradia por seis meses podendo ser prorrogado; segurança; alimentação; oficinas sócioeducativas; projeto de vida; acompanhamento técnico e orientações constantes; encaminhamento para políticas públicas de educação, saúde, habitação, assistência social, trabalho e renda, entre muitas outras ações.

O serviço de referência em Vargem Grande Paulista para inserção de mulheres em risco e iminência de morte no abrigo de sigilo do CIOESTE é o CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) – Rua João XXIII, 136 – São Judas – 11 4158-4807.

Last modified: 2 de setembro de 2022