13ª Conferência da Assistência Social discute novas políticas públicas para Vargem Grande Paulista – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

30 de agosto de 2021

A Secretaria de Assistência Social de Vargem Grande Paulista promoveu no dia 25, a 13ª Conferência Municipal, que reuniu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) representantes do poder público e da sociedade civil, que discutiram políticas socioassistenciais sobre o tema central “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A Conferência foi aberta pelo prefeito Josué Ramos e a Secretária de Assistência Social Soeli Ramos, que reforçaram o trabalho realizado pelo município e a importância de mais investimentos para reduzir as desigualdades sociais.

“Vivemos uma pandemia inesperada, que trouxe muitos desafios para a sociedade e para nós gestores públicos. Estamos vendo a desigualdade social aumentar e a Conferência está sendo realizada num momento muito oportuno, pois precisamos estabelecer novos critérios para a assistência social. Muito já está sendo feito, mas neste atual cenário de pandemia o trabalho sociassistencial se tornou ainda mais fundamental em parceria com a área da saúde”, destacou Josué.

Já a Secretária enfatizou que um dos eixos mais importantes do evento é o financiamento e orçamento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social). “Os municípios precisam de mais recursos por parte dos governos estadual e federal para atender as famílias em vulnerabilidade social, que aumentaram muito com a pandemia”.

O tema central da Conferência foi apresentado pela convidada especial, assistente social da Prefeitura de São Paulo Mirela Ferraz, que é doutora em Serviço Social pela PUC-SP e pesquisadora na área de Serviço Social, com ênfase nos temas de política pública, assistência social, gênero e trabalho.

Além da palestra magna, os participantes discutiram e fizeram propostas em grupos sobre os cinco eixos temáticos da Conferência, que trouxe temas como: proteção social não-contribuitiva, financiamento e orçamento dos entes federativos, controle social, gestão e acesso às seguranças sociassistenciais e atuação do SUAS.

Após os debates e deliberações, foram extraídos os indicativos da plenária final da 13ª Conferência Municipal, que farão parte da composição das ações direcionadas à implantação e implementação do SUAS em Vargem Grande Paulista, compondo, também, o Plano Municipal de Assistência Social – PMAS e o Plano Plurianual – PPA.

Ao final, foram eleitos Larissa Lima Bezerra de Souza como Delegada e Flavio Duarte da Silva Suplente, que levarão as propostas de Vargem Grande Paulista nas demais etapas da Conferência.

Last modified: 30 de agosto de 2021