Secretaria de Saúde informatiza trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Secretaria de Saúde informatiza trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde

4 de maio de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde está modernizando e implementando novas tecnologias para agilizar o atendimento. A partir de agora, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) contarão com uma nova ferramenta de trabalho: uma aparelho móvel (celular) com aplicativo para cadastrar novos usuários e atualizar os dados dos pacientes atendidos pelo Programa Saúde da Família.

O aparelho facilitará a transmissão das informações e agilizará todo o trabalho dos ACS, que antes anotavam tudo em papel e caneta para de pois digitar, bem como o atendimento às famílias. São mais de 40 aparelhos, que foram entregues pelo prefeito Josué Ramos e o secretário de Sáude Caio Dolfini.

“O trabalho dos ACS é muito importante na prevenção de diversas doenças e com a pandemia, esses profissionais se tornaram ainda mais fundamentais. Temos grande preocupação com os problemas de saúde mental que aumentaram com a Covid-19, entre eles a depressão. E esta nova ferramenta de trabalho facilitará o trabalho dos nossos agentes, otimizando também o tempo e o atendimento”, destacou o prefeito, acompanhado do vice Capitão Evandro e dos vereadores Ferrugem e Lucimar representando o Legislativo.

Para a ACS, Wilma P. Soares, que trabalha na UBS Parque do Agreste, a novidade agradou. “Vai melhorar muito o rendimento, o lançamento das informações direto no aplicativo do SUS sem perder dados, além de ser um ganho na visita aos pacientes pois evita ter que voltar já que teremos todos os dados cadastrados em mãos. E, ainda, podemos gravar áudios, tirar foto de uma ferida por exemplo para a enfermeira ver, tira foto de uma situação de rua, enfim vai ajudar muito”.

Nos próximos dias, os profissionais passarão por treinamento para dar início à utilização desta a nova tecnologia de gestão de dados da saúde.

Last modified: 4 de maio de 2021