Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem programação especial nos postos de saúde até 13/03 – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

14 de fevereiro de 2020

Foi iniciada nesta segunda-feira (10/02), pela Prefeitura de Vargem Grande Paulista, por meio da Secretaria da Saúde, a 1º etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Os munícipes com idade de 5 a 19 anos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para atualizar a carteirinha de vacinação até o dia 13/03.

No sábado (15/02), acontecerá a mobilização nacional conhecida como dia D. Em Vargem Grande Paulista ações serão concentradas no Ambulatório de Especialidades, localizado na rua Nazaré, 109 – Jardim Bela Vista. A programação especial do dia D acontece das 8h às 17h no local.

O sarampo é umas das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos e tudo isso por conta de não ter uma população completamente imune ao vírus. Seus sintomas são febre, manchas no corpo, tosse contínua, fotofobia e coriza.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, Vargem Grande Paulista vai seguir a determinação do Ministério da Saúde na campanha, aplicando a vacina de acordo com a análise prévia, realizada no local. “O “Dia D” é uma oportunidade de verificar o cartão de vacinas e reforçar a proteção. A Campanha Nacional neste ano busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas desatualizados”, comentou a gerente da vigilância epidemiológica Ana Lúcia.

Para a vacinação, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, cartão do SUS e documento com foto.

A vacinação e colaboração de todos munícipes, são de ampla importância para a proteção de toda população.