Dados – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Dados

1 de maio de 2017

Vargem Grande Paulista é um município do Estado de São Paulo, na Região Metropolitana da capital, microrregião de Itapecerica da Serra.

Aniversário: 27 de novembro

Fundação: 23 de dezembro de 1981

Prefeito: Josué Ramos (PR)

Vice-Prefeito: Reinaldo de Oliveira (PR)

Municípios limítrofes: Itapevi, São Roque e Cotia

Distância até a capital: 40 quilômetros

Características geográficas:
Área territorial – 45km²
População estimada (IBGE 2015) 48.720
Densidade demográfica (hab/km²) 1.012,10
Gentílico – vargengrandense

Clima: O clima da cidade, como em toda a Região Metropolitana de SP, é o Subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 20 Cº, sendo o mês mais frio Julho (Média de 15°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 23°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1300 mm.

Características Geográficas: O nome de nossa cidade expressa sua topografia: lugar plano ou planície extensa. A vegetação original da região é constituída de capoeiras e trechos de Mata Atlântica nas áreas de maiores altitudes.Em sua fauna destacam-se as presenças de garças e veados. Seu sub-solo apresenta-se rico em caolim.

O manancial hídrico que abastece o Município, faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e é constituído pelo Ribeirão Vargem Grande, Córrego do Matão, Córrego dos Pereiras e os lagos particulares no bairro do Tijuco Preto.

Características Econômicas:

No que diz respeito aos aspectos econômicos, é importante a produção agrícola, verificada por várias propriedades rurais, inserindo o município no “cinturão verde”, que abastece a cidade de São Paulo. Os principais produtos deste setor são: flores, hortaliças, legumes, milho e plantas ornamentais.

Diversas indústrias instaladas no Município, contribuem para a arrecadação e para o aproveitamento da mão de obra local. Registram-se indústria têxtil, laboratório de vacinas animais, fábrica de condutores elétricos, indústria de móveis para banheiros, entre outras. O comércio é muito ativo e bastante diversificado, atendendo convenientemente às necessidades de abastecimento do município. Os estabelecimentos bancários presentes no Município são: Banco do Brasil, Banco Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal.

Infra-estrutura: O serviço de abastecimento de água, através da Sabesp, serve cerca de 75% do Município, a de captação de esgotos, chega a 40% – porém sem tratamento, e a coleta de lixo é realizada em 100%. A rede elétrica atinge 100% dos munícipes
O setor de educação está constituído por 08 escolas Estaduais e 26 Municipais. Há uma biblioteca Pública dotada de um razoável acervo, que é bastante útil a estudantes, professores e à comunidade em geral.
Os serviços médicos são prestados por 8 Postos de Saúde Públicos. Para o lazer da população, o Município dispõe do Estádio Municipal José dos Santos, dois Ginásios de Esportes (nos bairros Portão Vermelho e Tijuco Preto), quadras poliesportivas, salão comunitário, pista de skate e outros. As atividades culturais mais apreciadas pela população são: os rodeios e as festas religiosas – onde se destacam a “Procissão de Corpus Christi”, a festa da Padroeira e as Romarias.
As principais atrações turísticas da cidade são: a Igreja Matriz, com a via sacra surrealista, obra do Padre italiano Giuglio Liveranne, o coreto da Praça da Matriz.

Last modified: 10 de julho de 2017

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support