A Cidade – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

A Cidade

1 de maio de 2017

O nome de nossa cidade expressa sua topografia: lugar plano ou planície extensa. A vegetação original da região é constituída de capoeiras e trechos de Mata Atlântica nas áreas de maiores altitudes.Em sua fauna destacam-se as presenças de garças e veados. Seu sub-solo apresenta-se rico em caolim.

O manancial hídrico que abastece o Município, faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba, e é constituído pelo Ribeirão Vargem Grande, Córrego do Matão, Córrego dos Pereiras e os lagos particulares no bairro do Tijuco Preto.

No que diz respeito aos aspectos econômicos, é importante a produção agrícola, verificada em mais de 40 propriedades rurais, inserindo-nos assim no “cinturão verde”, que abastece a cidade de São Paulo. Os principais produtos deste setor são: flores, hortaliças, legumes, milho e plantas ornamentais.

Diversas indústrias instaladas no Município contribuem para a arrecadação e para o aproveitamento da mão de obra local. Registram-se indústria têxtil, laboratório de vacinas animais, fábrica de condutores elétricos, equipamentos de energia solar, indústria de móveis para banheiros, entre outras. O comércio é muito ativo e bastante diversificado, atendendo convenientemente às necessidades de abastecimento do município. Os estabelecimentos bancários presentes no Município são: Banco do Brasil, Banco Bradesco, HSBC Bamerindus, Unibanco, Itaú e Caixa Econômica Federal.

Rodovia Raposo Tavares – região central de Vargem Grande Paulista

Acesso

Os principais acessos rodoviários a Vargem Grande Paulista são : a Rodovia Raposo Tavares, a Rodovia Castelo Branco (via São Roque e Itapevi), a Rodovia Régis Bittencourt (via Embu) e a Rodovia Bunjiro Nakao.

As empresas de transporte que servem o Município são: Viação Cometa, Viação Danúbio Azul, e Viação São Roque.

Infra-estrutura
O serviço de abastecimento de água, através da Sabesp, serve 70% do Município, a de captação de esgotos chega a 40% , porém este esgoto ainda não é tratado, e a coleta de lixo é realizada em 100%. A rede elétrica atinge 100% dos munícipes

O setor de educação está constituído por 08 escolas Estaduais e 26 Municipais. Nas escolas municipais é dado atendimento para mais de 6 mil alunos.  Há uma biblioteca Pública dotada de um razoável acervo, que é bastante útil a estudantes, professores e à comunidade em geral.

Os serviços médicos são prestados por 06 Postos de Saúde Públicos e uma Policlínica particular.

Para o lazer da população, o Município dispõe do Estádio Municipal José dos Santos, dois Ginásios de Esportes na região central e no bairro Tijuco Preto, quadras poliesportivas, Cacef’s, salão com

unitário e outros. As atividades culturais mais apreciadas pela população são: os rodeios e as festas religiosas – onde se destacam A Procissão de Corpus Christ, a festa da Padroeira e as Romarias.

As principais atrações turísticas da cidade são: a Igreja Matriz, com a via sacra surrealista, obra do Padre italiano Giuglio Liveranne, e o coreto da Praça da Matriz.

Existem no Município cerca de 22 Igrejas católicas (sendo a Igreja da Matriz, a Igreja de Frei Galvão e as capelas), cerca de 6 Igrejas de outras denominações Cristãs além de vários outros templos, sendo que o Templo de Testemunha de Jeová é nacional. O município acolhe também a Mariápolis Ginetta, sede nacional do movimento dos Focolares, inaugurada oficialmente em 1972. Por este ser um Movimento internacional e sediar muitos eventos, recebe continuamente a visita de personalidades do mundo da economia, política e acadêmico, não somente do Brasil, mas também do exterior. Tal fato tem feito com que Vargem Grande Paulista seja conhecida nos 186 países em que o Movimento dos Focolares se difundiu.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Last modified: 10 de julho de 2017