Mutirão da Dengue mobiliza agentes de saúde e visita mais de 900 casas – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Mutirão da Dengue mobiliza agentes de saúde e visita mais de 900 casas

1 de fevereiro de 2017

A Secretaria de Saúde de Vargem Grande Paulista iniciou no último sábado (28) a Campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”. Um mutirão com mais de 30 agentes de saúde percorreram os bairros São Lucas, São Marcos e Jardim Mirador, onde visitaram em apenas um dia cerca de 990 residências.

A Campanha tem como objetivo orientar a população sobre como evitar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zica vírus. A ação será realizada dois sábados por mês em diversos bairros do município.

“Estamos trabalhando a prevenção e, neste momento, a orientação é sempre muito importante. A atenção e os cuidados com os possíveis focos de dengue não podem parar, por isso mobilizamos mais de 50 funcionários da saúde que estão engajados nesta campanha”, comentou o prefeito Josué Ramos, que acompanhou ao lado do secretário de Saúde João de Deus, o mutirão nos bairros.

Durante o primeiro mutirão, os agentes visitaram as residências na busca de criadouros do mosquito. Segundo o setor de zoonoses, a maioria dos imóveis estava limpo e sem focos. “O primeiro mutirão foi muito produtivo, as equipes encontram poucos focos e foram bem recebidas pelos moradores. A maior dificuldade está sendo os terrenos baldios, que estão abandonados e sem limpeza”, comentou o responsável pelo setor, Caio Dolfini.

A orientação é que nesses casos a população colabore fazendo denúncias de possíveis criadouros de dengue por meio da ouvidoria (4158-8800). O mutirão da dengue será realizado até o mês de abril. Colabore e receba os agentes de saúde na sua casa, eles estarão uniformizados e identificados.

Ações nas escolas

As ações de combate à dengue também serão desenvolvidas nas escolas do município. Segundo o secretário de Saúde, João de Deus, a campanha será realizada em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

“A idéia é criar combatentes mirins da dengue. As crianças terão como lição de casa desenvolver trabalhos educativos sobre o tema em conjuntos com os pais”, explicou o secretário, destacando que a prevenção é sempre a melhor ação.

Last modified: 17 de novembro de 2020

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support