Vargem Grande Paulista participa da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Vargem Grande Paulista participa da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

13 de janeiro de 2017

O prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, acompanhado do secretário de Planejamento Urbano e Obras Municipais, Newton Oikawa, participou na manhã do dia 12, na sede da Emplasa, do encontro com os 39 prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo foi apresentar e detalhar o estágio atual do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que deverá ser concluído até janeiro de 2018, por força do Estatuto da Metrópole.

O encontro reafirmou a importância da participação dos 39 municípios da região metropolitana na elaboração do PDUI e no desenvolvimento paulista e brasileiro. O evento foi coordenado pelo subsecretário de Assuntos Metropolitanos Edmur Mesquita, o presidente da Emplasa Luis José Pedretti, o atual secretário adjunto de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo Marcos Campagnine e o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMSP e prefeito de Santana de Parnaiba Elvis Cezar.

Na oportunidade, o prefeito Josué sugeriu a criação de um grupo de trabalho para auxiliar os municípios na elaboração de seus planos diretores e na unificação da linguagem técnica a ser utilizada. “Alguns municípios precisam fazer a revisão imediata no Plano Diretor, é o caso de Vargem Grande Paulista. A maioria dos municípios não tem profissionais técnicos e não dispõe de recursos para elaborar o plano diretor”, destacou.

Edmur Mesquita, citando um a um os prefeitos e representantes presentes, também frisou que o encontro era fruto de uma primeira reunião ocorrida no final do ano passado – com excelente adesão dos prefeitos eleitos e reeleitos: “é muito importante que os novos prefeitos conheçam o funcionamento da região metropolitana, seu papel, como pode funcionar no dia a dia, mostrando, dessa maneira, seu grau de comprometimento. Diante do cenário de imensas dificuldades que vivemos, a união dos prefeitos fará a diferença”, concluiu.

O atual presidente da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Luiz Pedretti, também falou no evento, recordando aos presentes que “hoje, 12 janeiro, faz exatamente dois anos que o Estatuto da Metrópole foi criado”. Segundo ele, é o Estatuto da Metrópole que define normas para o planejamento e gestão das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas do país. Esclareceu também que o PDUI deve ser elaborado num prazo de três anos, desde a sua criação, estabelecendo diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades sociais e melhorando as condições de vida da população metropolitana. “Cada município terá que adequar o seu plano diretor ao PDUI regional, conforme prevê a lei”, salientou.

PDUI

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado estabelece as diretrizes do planejamento, projetos e ações acerca de orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. Fixa também as bases de atuação conjunta entre estados e municípios, visando a Mobilidade, crescimento sustentável, transporte, expansão e parcerias. Visa também um diálogo entre as cidades, minimizar as desigualdades socioespaciais, ampliação da infra-estrutura, fomentar a economia.

Last modified: 17 de novembro de 2020

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support