Na última quinta-feira, 28 de agosto, o salão do Centro de Convivência do Idoso foi palco da 9ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Construindo juntos uma saúde para todos: coordenação e longitudinalidade, os pilares da Atenção Primária Fortalecida”. O evento reuniu um público expressivo, com a presença de representantes do poder público, profissionais da saúde, conselheiros e membros da sociedade civil, que lotaram o espaço em um importante momento de participação democrática e construção coletiva.
A conferência teve como objetivo principal discutir estratégias e propostas para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), reconhecida como a principal porta de entrada e o eixo central da organização do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao promover um diálogo aberto entre os diversos segmentos da sociedade, o evento reafirma o compromisso com uma saúde pública mais resolutiva, humanizada e acessível a todos.
As discussões foram organizadas a partir de cinco eixos temáticos, que nortearam a elaboração das propostas apresentadas pelos grupos de trabalho:
-
Atenção Primária à Saúde – a base para um cuidado integral e contínuo
-
Coordenação do Cuidado na APS – integrando serviços para uma saúde completa
-
Coordenação e Longitudinalidade – parceria indispensável para resolutividade de vínculos contínuos na APS
-
Superando Obstáculos – estratégias para fortalecer a coordenação e longitudinalidade na rede de saúde
-
Colhendo os Frutos – benefícios de uma APS coordenada e longitudinal para pacientes e sistema
A partir desses eixos, os participantes puderam refletir sobre os avanços e desafios do sistema de saúde municipal, além de construir propostas concretas que serão levadas às etapas regionais e estaduais da conferência.
A ampla participação da comunidade e o engajamento dos profissionais e gestores demonstram a força do controle social na construção de políticas públicas. A 9ª Conferência Municipal de Saúde reafirma que o fortalecimento da Atenção Primária é essencial para garantir o cuidado integral e contínuo da população, promovendo qualidade de vida e equidade no acesso aos serviços de saúde.
Last modified: 29 de agosto de 2025