Secretaria Municipal de Saúde reforça vacinação contra Febre Amarela – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Secretaria Municipal de Saúde reforça vacinação contra Febre Amarela

16 de janeiro de 2018

A Secretaria de Saúde de Vargem Grande Paulista está intensificando a vacinação contra febre amarela no município. O objetivo é vacinar a população que ainda não foi imunizada durante a Campanha realizada em abril do ano passado, que juntamente com outras ações conseguiu atender 80% da população vargem-grandense.

Várias ações foram realizadas nos últimos meses pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, em bairros como Jardim Margarida e Remanso II, e neste mês de janeiro em condomínios, que são próximos a matas e onde foram encontrados primatas não humanos (macacos) com indícios da doença.

Como ação preventiva, a vacinação tem sido reforçada nessas áreas desde abril de 2017, quando foi encontrado o primeiro macaco morto. E agora, neste início de ano, novamente a vacinação está sendo realizada em todas as Unidade de Saúde do município. “Recebemos do Governo do Estado novas doses da vacina que será possível atender toda população que ainda não foi vacinada. Lembramos que Vargem Grande Paulista foi uma das primeiras cidades da região que realizou a Campanha de Vacinação contra a febre amarela e até o momento não registramos nenhum caso da doença em humanos”, explicou o secretário de Saúde, dr. João de Deus.

Ele destaca que todas as medidas preventivas estão sendo feitas e a população não deve entrar em pânico. As vacinas também estão sendo disponibilizadas aos poucos pela Secretaria Estadual de Saúde. Quem já tomou a vacina na dose padrão (única) não é necessária a repetição e tem imunidade para vida toda. O Ministério da Saúde adotou em abril o padrão da OMS de dar a vacina padrão apenas uma vez, sem o reforço após dez anos que antes era recomendado.

A vacinação está sendo realizada de 2ª a 6ª feira, a partir das 8h30, em todas as UBS’s com distribuição de senhas. Para atender os munícipes que não podem comparecer neste período, a Secretaria de Saúde estenderá o horário nos dias 15 a 19 de janeiro, das 16h às 19h, no Ambulatório de Especialidades localizado ao lado do Pronto Atendimento Central. É importante levar carteirinha de vacinação e RG.

A vacina

Não devem tomar a vacina contra febre amarela:

• Pessoas com alergia a ovo
  • Mulheres em qualquer fase de gestação
  • Mulheres amamentando bebês com idade abaixo de 9 meses
  • Pacientes em tratamento com radioterapia/quimioterapia
  • Pacientes que fazem tratamento com corticóides
  • Pacientes submetidos a tratamento com imunossupressores
  • Pacientes portadores de doenças autoimunes
  • Bebês com idade abaixo de 9 meses
  • Pacientes que já tomaram anteriormente
  • Pacientes portadores de doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas