1ª Campanha Municipal Contra as Drogas – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

1ª Campanha Municipal Contra as Drogas

27 de junho de 2017

O dia Internacional no Combate ao Tráfico e ao Uso de Drogas (26/06) foi lembrado com uma importante ação em Vargem Grande Paulista. A Prefeitura promoveu neste dia a 1ª Campanha Municipal Contra as Drogas, que reuniu centenas de alunos da rede estadual e particular de ensino no espaço de eventos Bentocom 43. Durante toda a manhã, os adolescentes participaram de palestras e da premiação do concurso da melhor frase sobre o tema.

Os jovens se concentraram na Praça Maria Alzira Pedras (Praça do Skate) de onde seguiram caminhando pelo centro da cidade até o Bentocom 43 acompanhados pela Guarda Municipal, com cartazes e faixas de combate às drogas. No local do evento, eles foram recepcionados pelo prefeito Josué Ramos, o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Reinaldo de Oliveira, o presidente da Câmara Djalma, os vereadores Lucimar, Marcelinho e Ferrugem, além dos Secretários e Diretores Municipais.

Ao abrir a 1ª Campanha, o prefeito informou que o evento fará parte do calendário oficial. “Este primeiro encontro ficará marcado e fará parte do calendário da nossa cidade, este marco não poderá se perder enquanto tivermos algum jovem em situação de risco. Somos sabedores de quanto as drogas infelizmente têm entrado nos lares, não só de Vargem Grande, mas de todo o país. Esta iniciativa é para conscientizar e ao mesmo tempo formar agentes multiplicadores de prevenção. Não temos como combater as drogas usando apenas as polícias militar e civil ou os órgãos de repressão, pois sabemos que estaremos enxugando gelo. O que precisamos fazer é a conscientização e preparação dos nossos jovens a fim de que eles possam se tornar agentes colaboradores para dizer não às drogas. É por meio deles que veremos as grandes transformações”, disse Josué.

Para falar sobre o tema “Todos Contra as Drogas, #Inclusiveeu”, foram convidados os palestrantes: delegado Olim e o professor e investigador de polícia do DIPE e do DENARC especialista em prevenção Alexandre Avilez. Em sua explanação, Olim falou de sua experiência profissional e como as drogas podem desestruturar a família. “Os pais devem ficar sempre muito atentos, pois os jovens usam droga para se aparecer, outros por problemas familiares”.

Já o professor especialista em prevenção direcionou sua palestra para a qualidade de vida iniciando com a frase: “quem ama, também educa”. Avilez atraiu a atenção dos jovens usando uma linguagem didática, fotos e muitos fatos curiosos. Ele despertou a curiosidade dos alunos com informações sobre os efeitos de cada droga e o impacto negativo causado aos usuários e seus familiares.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer os tipos de drogas lícitas e ilícitas na Unidade Móvel de Ensino do DIPE e DENARC. A primeira edição da Campanha é uma iniciativa do Conselho Municipal Anti Drogas (COMAD) com o apoio do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) e do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (FDDCA) de Vargem Grande Paulista. Para envolver os adolescentes, foi realizado ao longo do mês com as oito escolas estaduais do município um concurso com a melhor frase sobre o tema da Campanha.

Os vencedores receberam os prêmios ao final do evento, das mãos das autoridades e palestrantes. Confira o resultado:

1º Lugar:

“DROGA QUAL É! STOP PARA!PENSA! SERÁ QUE COMPENSA! ESSE MAL NA ALMA É PIOR QUE DOENÇA”
ESCOLA: JARDIM MARGARIDA ALUNO – JOSUÉ CARDOSO – 9º B

2º Lugar:

“MESMO QUE SEJA APENAS UM CIGARRO, UM NARGUILE, DIGA NÃO, PORQUE ASSIM COMO GRANDES COISAS NASCEM DOS PEQUENOS ATOS, GRANDES TRAGÉDIAS TAMBÉM PODEM NASCER DE PEQUENAS ATITUDES
ESCOLA: LAERCIO SURIM – CARLOS MOTA

3º Lugar:

“CURTA A BRISA DO MUNDO E NÃO DAS DROGAS”
ESCOLA: JARDIM SÃO LUCAS ALUNO – LUCAS NOVAES ROCHA DOS SANTOS – 3º B

4ª Lugar:

“A MINHA VIDA É MUITO IMPORTANTE, POR ISSO QUE DAS DROGAS EU FICO BEM DISTANTE”
ESOLA: VALENCIO SOARES RODRIGUES ALUNA – HARLEN CARDOSO – 2º B

5ª Lugar:

“DROGAS E ISQUEIRO, APENAS ALIVIO PASSAGEIRO”
ESCOLA: PAULO SOARES ALUNA –  LIDIA MARTINS

6º Lugar:

“SE VOCÊ USA DROGAS, SEUS AMIGOS IRÃO FICAR LONGE DE VOCÊ, ENTÃO NÃO USE, VIDA A VIDA COM OS AMIGOS,VIVA A VIDA COM ALEGRIA”
ESCOLA: ORLANDO ELLERO ALUNA – MIRIM BEATRIZ – 1º A

7ª Lugar:

“AS DROGAS TE LEVAM ATÉ AS NUVENS, MAS NÃO TE DÃO PARAQUEDAS”
ESCOLA: ELIAS ALVES DA COSTA ALUNA – LETICIA LEITE – 8ºA

8ª Lugar:

“AS DROGAS PODEM TE LEVAR AO CÉU,MAS NÃO TE OFECEREM PARAQUEDAS”
ESCOLA: LEONARDO SOARES ALUNO – DIEGO TAVARES DOS SANTOS – 3º B

Veja mais fotos do evento na nossa GALERIA DE FOTOS

Last modified: 15 de março de 2023

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support