Jovem Cidadão – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Jovem Cidadão

1 de maio de 2017

Prefeitura de Vargem Grande Paulista incentiva jovens do ensino médio a procurarem o primeiro trabalho

Uma das metas da Administração Cidade Amiga é a capacitação dos jovens, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho. Para isso, o governo municipal está buscando parcerias com o Senai e Sesi para trazer ao município cursos técnicos profissionalizantes e incentivando os estudantes do ensino médio a aderirem ao Programa Jovem Cidadão.

Para isso, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Emprego palestras esta realizando palestras nas empresas do município e nas escolas estaduais da cidade com o  objetivo de informar aos empresários e jovens o que é o Programa Jovem Cidadão, seus benefícios e como participar.

O Programa
O Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho – é um programa social do Governo do Estado de São Paulo, instituído pelo Decreto Estadual nº 44.860, de 27  de abril de 2000 . Coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, que em parceria com empresas e entidades sem fins lucrativos, objetiva oferecer a primeira oportunidade de trabalho para jovens,estudantes do ensino médio das escolas do sistema público estadual,com idade entre 16 e 21 anos dos 39 municípios da RegiãoMetropolitana de São Paulo.

Objetivos 
O Programa Jovem Cidadão Meu Primeiro Trabalho tem como objetivo “quebrar” a principal causa do desemprego juvenil que é a falta de experiência profissional (a escolaridade também é um fator preponderante e quando aliada à falta de experiência, potencializa a dificuldade de inserção no mercado de trabalho).

Foco
Social: Atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social – alto número de moradores em suas residências, baixa renda familiar e baixo grau de instrução dos chefes de família;

Profissional: Oferecendo a oportunidade de vivência no mundo do trabalho, enfatizando o aprendizado e a formação do jovem, de forma a possibilitar a inicialização de uma carreira profissional;

Cidadania: Participando do Programa, os jovens adquirem mais  responsabilidade em suas ações, conhecimento de seus direitos e deveres, e segurança nas decisões tomadas no dia-a-dia.

Humano: Fortalecimento da auto-estima do jovem por estar envolvido em situações que exigem dele iniciativas e decisões.

Objetivos Específicos
Pelas suas características, ao dar oportunidade de ingresso no mundo do trabalho e atender famílias em situação de vulnerabilidade social o Programa possibilita ao jovem:
Geração de renda;
Formação profissional;
Vivência das relações que envolvem o mundo do trabalho;
Agregar novos valores à sua formação;
Adquirir ou aprimorar conhecimentos;
Ter responsabilidade em suas ações;
Diminuir a exposição à riscos sociais e pessoais.

Responsabilidades do Governo do Estado de São Paulo
decreto Estadual nº 44.860 – Artigo 3º:

§ 1º – O Estado de São Paulo, através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, arcará com:

1. at  R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) do valor de cada bolsa-estágio oferecida por Pessoas Jurídicas de Direito Privado;

2. o pagamento de seguro de vida e acidentes pessoais dos bolsistas; e

3. os custos de gerenciamento/administração do Programa.

(fonte:  www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br)

Last modified: 10 de julho de 2017

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support